quinta-feira, 31 de julho de 2008

Por favor, alguém me sabe dizer onde fica a praia do Guincho?

Durante quatro dias, centenas de meninas e mulheres vão invadir o areal e experimentar as sensações de percorrer as ondas com uma prancha de surf

Abanar a anca cinco minutos por dia nem sabe o bem que lhe fazia (V)

Quem foram os KLF?
Os KLF (obrigatório ler aqui o excelente wikiartigo para relembrar o projecto) foram muito mais do que uma banda, um colectivo de artistas que agitou as águas da cena Londrina no final dos anos 80, principio dos 90. Pouco conhecidos entre nós, passaram essencialmente nas festas privadas que se faziam na época um pouco por toda a linha de Cascais.
"3 AM Eternal" (ver aqui, também na wiki) é apenas um exemplo soberbo (estamos a falar de algo com cerca de vinte anos) do que foi a fusão perfeita de House, Techno, Acid-house e Rock Alternativo (e porque não: Pop, Hip-hop, Soul, Ambient House) que marcou para sempre uma geração de party people de que tive a honra de fazer parte. Amem-nos ou deixem-nos.

KLF - "3 AM Eternal"

quarta-feira, 30 de julho de 2008

À atenção do Trichet

----------------
----------------

A frase do ano

«Os sonhos de Abril têm resultado na demonstração revoltante da cupidez de muitos daqueles que, afinal, estavam a investir no futuro pessoal.»

Abanar a anca cinco minutos por dia nem sabe o bem que lhe fazia (IV)

Agora um pouco mais a sério…
Uma musica eterna, mil vezes ouvida, outras tantas (talvez) incompreendida. Um vídeo cinematográfico, logo intemporal. É assim uma das obras marcantes da carreira do "camaleão". Para ouvir e ver com redobrada atenção nestes tempos que se apregoam de crise.

David Bowie - Let's Dance

terça-feira, 29 de julho de 2008

Há sempre um fundo mais fundo que o fundo

Moretto integrou o estágio do Benfica esta terça-feira

melocádias actualizado

A cada dia que passa gosto um bocadinho mais deste meu povo

É tão certo como o sol nascer todos os dias de manhã lá do Oriente.
Sempre que é preciso chamar alguém cá a casa para reparar seja o que for é dia de aborrecimento. E não é sequer pela operação de "limpeza e/ou manutenção" ficar mal feita. É, simplesmente - o que já não é pouco - pelo "deixa-andar tuguês".

-Olhe minha senhora, que eu preciso de sair de casa o mais depressa possível, tenho outros assuntos a tratar, disse eu ontem à jovem da loja cujos técnicos ficaram de me vir reparar o esquentador.
-Não se preocupe Sr. Pedro, que os meu colegas vão a sua casa logo no primeiro serviço.
-Muito bem, disse eu, e a que horas é isso?
-Bem, lá para as nove, nove e meia, disse ela.
-Nove, nove e meia?
-Sim, nove, nove e meia.

Está tudo lixado - com "F" grande, pensei eu: Nove, nove e meia, dez, dez e meia…
Na "Tugalândia" em que Portugal se transformou é assim, tal como se dizia há uns anos ser o comboio do espanhol. Chega quando chega, parte quando parte.
Olha…, está o telemóvel a tocar, devem ser "eles".
Afinal, nem foi assim tão mau, "apenas" hora e tal de seca...

domingo, 27 de julho de 2008

Abanar a anca cinco minutos por dia nem sabe o bem que lhe fazia (III)

E pronto, amigos, foi mais forte que eu. Nada a fazer…, nesta época estival o pé foge-me para a havaiana – nas outras idem. Não resisti, não resisti, não resisti. À quinta-essência da musica parola e chunga.
Sim. Os Modern Talking, dupla alemã de música pimba, também lideraram a tabela nacional de vendas durante semanas a fio. Mas – ohhh, glória – desta vez não ficámos sozinhos. Como podem ler nesta pequena mas bem composta nota, estes rapazes foram o maior sucesso mundial da música alemã. Essa é que é essa.
Vá…, toca a abanar a anca que da próxima será pior..., oppps, melhor.

Modern Talking - "You're my heart you're my soul"

sábado, 26 de julho de 2008

Chamam ao telefone o senhor doutor Afonso Henriques

Não está feita a catarse da Guerra Colonial. Nem da perda das província ultramarinas. Nem do fim do quinto-imperismo.
Empurramos para debaixo do tapete as nossas derrotas, justificamo-las com conspirações próximas ou longínquas (os espanhóis fazem tudo para dar cabo de nós, os holandeses também, os ingleses são uns traidores, os indianos uns ingratos, jesuítas e maçons um perigo, etc. ...), mas, principalmente, procuramos nunca encontrar as suas causas.
Enquanto fizermos de conta que o nosso atraso é meramente material continuaremos cegos do futuro que podemos merecer.
Acabei de ler "Chamam ao telefone o Senhor Doutor Afonso Henriques" de Nuno Nazareth Fernandes (entrevista na Antena 1), um romance escrito de uma forma inteligente, bem humorado e muito mais profundo do que à primeira vista pode parecer.
O que é que o livro tem que ver com os três primeiros parágrafos deste post?
Se o dissesse estragaria o romance...

O Jumento

O Jumento, que foi um dos primeiros blogues que conheci (a par do Barnabé), tem sido, ao longo dos últimos anos uma luz pequena - mas persistente - na blogosfera lusa.
Agora, suspeito que em resultado dos inúmeros postais em que tem afrontado a ortodoxia estalinista do PCP, o Jumento está sob vigilância apertada do Blogger. ...
Espero que não lhe calem a voz, porém, o ambiente anda estranho...

Também dá para abanar a anca (2)

Há Liberdade (CV)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Continuamos sem jogar a ponta de um sabordalhão

You are our turkish delight. Dizia uma patética faixa dos adeptos do Rovers nas bancadas algarvias. E não é que fomos mesmo.

Abanar a anca cinco minutos por dia nem sabe o bem que lhe fazia (II)

Isto merecia um Campo Contra Campo. Especial…



No cinema como na bola o que ontem era verdade hoje é mentira. Ontem (link) Tom Cruise já estaria a negociar com os estúdios alguns detalhes da produção do remake de Top Gun, hoje (link) parece que o porta-voz de Tom Cruise confirmou que este não vai voltar para uma sequela do mítico – pelo menos para a minha geração - filme.
Resta nos pois matar saudades (lá em cima) com uma das cenas que mais vezes a minha juventude recriou (se imaginassem quantas e quantas e quantas vezes fizemos a brincadeira nas festas de liceu) ou em alternativa (vá lá ninguém vos faz mal se for cumulativamente) deliciarmo-nos com o magnifico original dos The Righteous Brothers e com o suave bambolear das ancas no inicio dos anos sessenta.

The Righteous Brothers – “You've Lost That Lovin' Feelin'”

Afinal nem todos foram de férias

Quando acaba o PPM? no Combustões;

Heróis e vilões: um retrato português no Corta-fitas.

São o diabo em figura de gente

Então não querem ver?

Investimento em matérias-primas cai para metade

Esses malditos desses especuladores - gente medonha que nem suor deita - é que estão a fazer baixar abruptamente o preço do petróleo.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Também dá para abanar a anca (1)

Deliciem-se com o grande, o magnífico, o espectacular...Brian Setzer - "In the Mood".

Abanar a anca cinco minutos por dia nem sabe o bem que lhe fazia (I)

Se depois do Cavaquismo ficámos “todos” ricos – embora as pessoas achem que não –, depois da Expo 98 ficámos “todos” cultos”. Mas nem sempre assim foi...

Nem imaginam os meus caros, a luta titânica que os meus neurónios tiveram para escolher o primeiro objecto artístico ilustrador do “abanar a anca…”. Depois dessa árdua batalha, o desempate deu-se pelos “critérios” da semelhança e da idiotice: Semelhança com o numero zero desta rubrica, porque também esta peça de lixo dominou a tabela nacional de vendas nacional durante semanas a fio – dos oito meses aos oitenta anos, das festas de Freixo de Espada à Cinta à muito beta Kapital, ninguém deixou as seus ancas por pistas alheias e dançou freneticamente ao som de Iran Costa; idiotice, pois é difícil encontrar semelhante binómio música/vídeo em todo o universo musical.
Apenas mais uma curiosidade: nunca vi um vídeo com tamanha falta de qualidade – imagem e som – no you tube (nem a face de Iran Costa se reconhece); enfim, condizente com o objecto artístico…., um verdadeiro tesourinho deprimente.

Iran Costa - "Bicho"


...não fujam já, o “Abanar a anca…” nem sempre será assim tão mauzinho.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Campo Contra Campo (CXX)

Uma das mil imagens das colecções da Biblioteca de Arte Calouste Gulbenkian disponíveis desde ontem aqui no Flickr

Cinema São Jorge, Lisboa (Portugal) - Sala de Projecção. Fotografia sem data. Produzida durante a actividade do Estúdio Mário Novais: 1933-1983. Inaugurado em 1950, de acordo com o projecto do Arquitecto Fernando Silva.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Estamos todos mortos

Num país onde o valor da liberdade fosse minimamente valorizado, o chip nas matrículas teria levantado um sobressalto cívico. Em Portugal, suscitou pouco mais do que um encolher de ombros.

José Manuel Fernandes escreve hoje no Público algumas palavras óbvias mas muito certeiras. Só em Portugal ou no Zimbabué ou, vá lá, na Coreia do Norte, é que uma aberrante proposta de nos “chipar” a (quase) todos passa assim pela opinião pública (e publicada) como cão por vinha vindimada.
Consta que Keynes terá dito um dia que “no longo prazo estamos todos mortos”. Keynes não se referia por certo ao Portugal do século XXI. Hoje, aqui e agora (já!) estamos todos mortos.

“Ara Batur” - Sigur Rós

Provavelmente, a canção mais pop dos Sigur Rós, do álbum mais pop dos Sigur Rós. Se acham a música deste grupo islandês «esquisita», aproveitem este álbum e comecem, porque não, por esta música. A parte final quase que arrepia.





sábado, 19 de julho de 2008

Abanar a anca cinco minutos por dia nem sabe o bem que lhe fazia (0)

“Este é um dia tão bom como outro qualquer para…”
Cá está uma frase clássica na blogosfera quando se quer abrir ou encerrar um blogue, uma rubrica, um conjunto de posts ou outra coisa qualquer e não se sabe como justificar.
“Abanar a anca cinco minutos por dia nem sabe o bem que lhe fazia” atormenta-me há algum tempo. E hoje é um dia tão bom como outro qualquer para o número zero de uma rubrica que dará ao ARCÁDIA o ritmo que ele merece.
Respirando o ar dos tempos e trincando a fruta da época, haverá musica (e vídeo) mais idiota (desculpem, perfeita) do que esta para lançar o “abanar”?

Videokids - "Woodpeckers from space"


Para quem não sabe, já não se lembra ou tem vergonha de se lembrar: Woodpeckers from space dos Videokids (link) liderou o top nacional de vendas em meados dos anos 80 durante varias semanas consecutivas e foi um enorme sucesso por essa Europa fora (ie do Cabo da Roca ao Muro de Berlim).

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Apeadeiros

Uns partem outros regressam.

O Cobra

Adoro ciclismo. Mas tenho me afastado do acompanhamento da modalidade devido ao verdadeiro vendaval de casos de doping.
Este ano estava a começar a voltar a vibrar com as bicicletas de corrida. Cortesia do italiano Ricardo Ricco. Chamam-lhe “O Cobra”. Olha nos olhos dos adversários antes de atacar insolentemente as íngremes montanhas. O Cobra entusiasmava pela sua pedalada e jovialidade. Já tinha ganho etapas neste Tour e liderava os Prémios da Montanha e Juventude.
Ontem soube-se que O Cobra, de facto, tinha veneno. Mas era adicionado ao seu sangue na forma de eritropoietina (EPO) de ultima geração, quase imune aos “radares” anti-doping. O Tour volta a entrar em choque e toda a sua equipa (Saunier Duval) abandonou a prova.
Quando os heróis de um desporto caem que nem tordos, não há muito que se possa fazer pela sua sobrevivência. É trágico…, o ciclismo é dos mais belos desportos de sempre. Mas hoje não passa de uma enorme mentira. E morre doentia e lentamente.

... O Público erra...

Há uma diferença de umas quantas dezenas de Quilómetros entre a Quinta da Fonte, no concelho de Loures, e a Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra.
Porém, José Manuel Fernandes no editorial do Público de hoje, confunde-as e chama Quinta do Conde à Quinta da Fonte.
Acontece...

Enquanto o Miranda acerta...

Uma pessoa que tem direito a uma casa de borla e a um rendimento garantido sem ter que trabalhar tem algum incentivo para ter um comportamento responsável perante a sua comunidade?
Se a pobreza já é combatida com casas de borla, rendimentos mínimos, água e luz de borla, saúde gratuita, educação gratuita, abonos etc, que mais é que os que os defensores dos pobres têm em mente quando falam da necessidade de combater a pobreza? Um Ferrari para cada pobre?
Seria muito ofensivo se estas comunidades fossem, de vez em quando, responsabilizadas publicamente pelos seus próprios problemas?

quinta-feira, 17 de julho de 2008

E agora, para algo de completamente diferente

O meu comentário à entrevista desta noite de Luís Filipe Vieira à RTP 1

Zero






vezes






zero!

Única e Universal Igreja dos Fumadores de Deus

Para contornar a proibição legal de fumar dentro de espaços fechados, um holandês dono de um café criou a "Única e Universal Igreja dos Fumadores de Deus", em que se adora a trindade Fumo, Fogo e Cinza.
O templo, claro está, é o próprio café, e um dos actos de culto é fumar!
O "apóstolo" espera assim que os seus fiéis/clientes possam fumar/cultuar dentro do seu templo/café, aproveitando destarte a liberdade religiosa que é apanágio dos Países Baixos.
via Claro

A guerra de corso

Pinto da Costa, que não destoaria como senhor da guerra na Somália, tem adoptado nos últimos anos por uma guerra de corso contra Benfica e Sporting. Para os mais esquecidos lembro os casos de Paulo Ferreira e de Paulo Assunção.
Paulo Ferreira era pretendido pelo Benfica e até já haveria acordo, e Pinto da Costa - sabe-se lá por que artes - conseguiu desviá-lo no último momento para "seu" clube. São famosas as imagens dele dentro de um carro exibindo uma primeira página do Record ou da Bola, desse dia, que dava como garantido o jogador no Benfica. Não se tratou de uma mera actuação resultante de prospecção. Tratou-se simplesmente de, anunciado um "alvo" pelo rival, de o roubar em cima da hora.
Paulo Assunção era pretendido pelo Sporting e até já haveria acordo, e Pinto da Costa - sabe-se lá por que artes - conseguiu desviá-lo no último momento para o "seu" clube. Sabemos o que sucedeu depois. O jogador foi emprestado (salvo erro) durante dois anos até assentar arraiais no clube.
Este ano, Pinto da Costa quis marcar o Benfica "homem a homem". Ganhou o primeiro "round", ao criar dificuldades de última hora na negociação com o Benfica, ao levar Rodriguez para o Porto, tornando-o o jogador mais bem pago do plantel.
Perdeu o segundo "round", pois apesar de ter tentado Balboa, o Real Madrid acabou por fazer negócio com o Benfica.
Perdeu o terceiro "round", pois apesar de ter metido os trunfos todos na mesa (convenceu - sabe-se lá por que artes - o empresário de Carlos Martins a promover uma reunião consigo já em Lisboa, quando o jogador pensava que se estava a dirigir para o Estádio da Luz), o jogador disse que tinha uma só palavra.
Perdeu o quarto "round", pois apesar de ter pressionado o empresário de Aimar e de ter conseguido criar problemas de última hora, o jogador já tinha dado a sua palavra.
É assim a vida. Pinto da Costa tem sucesso junto dos bandidos.
Mas não junto das pessoas de palavra.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Os espantos de Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa revelou-se espantado com o facto de o seu programa de comentário político ser patrocinado pela Generis. A RTP foi multada pelo facto de, oficialmente, os políticos não poderem ser patrocinados, pese embora a realidade desminta a ficção legal.
Marcelo concorda com a multa, mas não esclareceu se vai deixar de promover livros abandonando assim o patrocínio das editoras...

Apartheid & Violência

Hoje no Público pode ler-se uma entrevista com uma "investigadora" de geografia humana. Os lugares-comuns são inevitáveis, e a conclusão que se retira é simples:
a violência é inevitável e a culpa é dos brancos.
Seguem três excertos (os realces são meus):
«Quem observasse aquele espaço público via que não se misturavam, com os africanos a espalharem-se ao longo da Rua José Afonso e os ciganos mais ao início. Isso tem a ver com um isolamento étnico que é normal e que tem a ver com modos de vida diferentes, mas também com a forma como esse realojamento foi feito.»
«Há outra questão que é muito difícil de abordar - na literatura está quase ausente - que tem a ver com o pudor em assumir que existem, à partida, diferenças entre comunidades
«A violência é uma forma de expressão quando não há outros meios. »

terça-feira, 15 de julho de 2008

Plasma

Nas reportagens da Quinta da Fonte, um dos ciganos que foi alegadamente roubado disse que os pretos* lhe tinham levado o plasma.
Fiquei pensativo: "- então aqueles gajos dizem que são pobres para receber Rendimento Social de Inserção, subsídios eventuais da Segurança Social, não pagar casa, água, gás, electricidade, etc., têm plasma em casa?"
Mas depois, fiquei aliviado: o homem devia era ser médico ou enfermeiro e tinha trazido trabalho para casa...
*"pretos" é a designação usada pela minoria cigana para designar a maioria de origem subsariana residente no bairro. Como o presidente vitalício do SOS Racismo não se manifestou contra, julgo que é politicamente correcto usar esta palavra.

Portugueses ou estrangeiros?

Se os ciganos que estão envolvidos na limpeza étnica contra os pretos* da Quinta da Fonte são portugueses, então o que fazia o Alto Comissário para a Imigração no pavilhão onde se está a dar casa nova aos ciganos?
*"pretos" é a designação usada pela minoria cigana para designar a maioria de origem subsariana residente no bairro. Como o presidente vitalício do SOS Racismo não se manifestou contra, julgo que é politicamente correcto usar esta palavra.

Aimar no Porto

Alguém sabe por quantos anos é que Pablo Aimar assinou pelo Porto?
É que o único clube que é capaz de comprar jogadores apenas pelo prazer de os roubar aos rivais, é o mesmo clube que consegue meter Mortáguas e quejandos nas mais altas instâncias desportivas europeias...

Emigrante ao volante, perigo constante

Cuidado, muito cuidado: eles estão de volta!
Dantes era apenas em Agosto que abandonavam o “andar lá fora a lutar pela vida” e regressavam por uns dias à sua santa terrinha. E quedavam-se por esta; lá longe da cidade e das praias, na “berça” natal. Mas o emigrante também está modernaço e gosta de voltar às obras e à fábrica bronzeado e com ar saudável.
Incomoda-me a invasão generalizada do povão – e não apenas dos emigrantes – às minhas (todo o ano) adoradas praias. Gente porca, boçal, mal-educada. Caga tudo por onde pisa, deixa o lixo espalhado, berram que nem cabras do monte e às vezes até cheiram mal. Mas…, paciência, não fosse o litoral um bem do domínio público.
Mais grave no entanto é quando parte desta turba coloca (para além da minha paz espiritual) a minha segurança física em causa.
Apenas ontem, por três vezes (três!), três manobras perigosas de três carros de matricula francesa e suíça conduzidos por três condutores de ar vagamente boçaloide, pregaram-me um cagaço dos antigos. Um deles (o “suíço”), perante os meus protestos, ainda me mostrou o dedo do meio da sua pata esquerda.
Mas temos de ver as coisas pelo seu lado positivo: o regresso às estradas portuguesas dos nossos emigrantes faz dos condutores portugueses (os que por cá andam todo o ano) dos melhores e mais educados condutores do mundo.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Campo Contra Campo (CXIX)

O cinema também tem a sua época silly. E é tão bom…

Wanted – Procurado, ***
Soco, pontapé, as costas tatuadas de Angelina Jolie, porrada de criar bicho, facada com fartura, as costas tatuadas de Angelina Jolie, trabans que voam contra comboios, comboios que se partem ao meio em penhascos, as costas tatuadas de Angelina Jolie, balas que ganham efeito, tiros e mais tiros e explosões destruidoras e – não sei se já vos tinha dito - as costas tatuadas de Angelina Jolie. “Procurado” é assim.
Na passada sexta feira o Público chamava-lhe (e bem, dizemos desde já) o filme xunga do ano. Realizado pelo cazaque Timur Bekmambetov, autor de culto na ex-União Soviética, “Procurado” é um inequívoco orgasmo de violência sanguinolenta. Mas ser xunga não significa necessariamente ser mau. Por exemplo, Cristiano Ronaldo também é xunga, e bem xunga. E é bom que s e farta – dizem que é o melhor do mundo…
“Procurado” vê-se com prazer e é para levar a sério (unicamente enquanto objecto de pura explosão cinematográfica) porque está bem feitinho e é escorreito. Empolga e diverte. Como diz o outro: não é arte, é cinema; o que já não e pouco.

[Sobre as questões que “Procurado” ajuda a colocar, ler ainda o post “como num sonho” de João Lopes no Sound + Vision]

domingo, 13 de julho de 2008

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O clássico dos clássicos

Ontem, ao fim de muitos, muitos meses, lá decidi pôr um mísero euro na tromba deste elefante.
É o supra-sumo dos clássicos: seja verão ou inverno, sempre que lavo a mota, chove no dia seguinte.

Uma manhã assim

Ani DiFranco - "Grey"

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Se a moda pega...

Banif lança fundo regido por lei islâmica

...ainda vos hei-de ver de burqua, chador ou cafia.
Pelo sim pelo não..., já comecei a deixar crescer a barba e comprei uns babush novos.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Diz que estiveram quase, quase para exumar Marcello Caetano

Apito Final: Freitas do Amaral vai liderar processo de averiguações

Até agora falava-se do assunto mas ninguém queria assumir

Era uma questão de tempo até que o trabalho do futuramente célebre DCPAT (Departamento Central de Prevenção e Apoio Tecnológico) da PJ chegasse à opinião pública. Um funcionário corrupto despoletou uma busca da PSP – afinal há guarda a guardar a guarda –; as guerras entre as Polícias atearam o fogo; as próprias guerras internas da PJ regaram-no com gasolina.
Já se ouve no horizonte a histeria dos Anacletos desta vida: Director Nacional, Ministros, PGR todos à Assembleia da Republica já, para explicar o inexplicável.
"Até agora falava-se do assunto mas ninguém queria assumir", escreve o DN. Algo me diz que as “malas” de que a noticia fala ainda ficarão mais celebres do que uma certa mala de cartão nos anos 80.

Sonhos de noites de verão (II)

Num verão sem data, deram o primeiro beijo numa mesa de esplanada, cheia de amigos e banhada por álcool de verão, ao som de Young Folks de Peter, Bjorn & John.

Fora do sonho: era uma vez um verão tão parvo tão parvo que nem música coisa sua tinha.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Ambições difusas

Depois do discurso do “mal-estar difuso” a SEDES vem agora acusar o executivo de José Sócrates de estar a governar pensando nas eleições de 2009 em vez de na administração do país.
Novidade? Zero, nenhuma. A não ser de forma, pois o que a SEDES diz escreve-se.

Vital Moreira, uma espécie de ponta de lança à Benfica deste governo – só joga com uma perna como o Cardozo, é coxo das duas como o Mantorras e está sempre a ajeitar o cabelo para a fotografia como o Nuno Gomes – já veio regurgitar que o documento poderia ter sido redigido pelo PSD.
Se a minha avó não morresse ainda hoje era viva. Poderia…, mas não foi.
Aliás, na sua ânsia de lamber botas, Vital Moreira acabou por fazer um bravo elogio ao PSD. Quem dera ao partido da oposição ter gente séria e responsável que sabe escrever assim.

A gente da SEDES é seria e responsável. Mas não é estúpida. E é ambiciosa, naturalmente. Uma ambição difusa, é certo.
Fico a aguardar para ver o que é que a gente da SEDES faz quando for governo. Ou chegar lá perto.

Programa avançado de trocas: aeroporto por asfalto

O Governo anunciou, em Alenquer, que vai investir na região 197 milhões de euros em novas acessibilidades até 2012, para compensar as populações pela mudança de localização do aeroporto da Ota para Alcochete.

Com este programa faustoso, serão beneficiados os acessos a localidades estratégicas para o desenvolvimento económico, social e cultural do país, tais como (entre outras), Pêro Negro, S. Pedro da Cadeira e Merceana.

Equipamentos Benfica 2008/09

Não consigo escrever nada... Ainda estou estupefacto com o... sapo...

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Lisboa abandonada

Em mais uma alfacinha manhã de cinzas, vale a pena passar por este blogue. Porque pela força do hábito, muitos lisboetas já nem reparam no estado de degradação dos espaços públicos da sua cidade.

domingo, 6 de julho de 2008

Sonhos de noites de verão

O Lamborghini era amarelo. Um amarelo muito amarelo, vivo. Os filtros dos cigarros eram da cor dos filtros dos cigarros. E estes ardiam naquela incandescente cor que só os cigarros que ardem podem ter. Afinal não é apenas acordado. A dormir também sonho a cores.

Era um conjunto de três pequenos documentários sobre coisas de que pouco sabemos, ou nem sequer imaginamos. Nunca tinha visto durante uma hora os "60 minutes" da CBS que a SIC noticias nos oferece. Ontem vi; e gostei. Hoje leio no P2 do Público que o espectador médio daquele programa nos EUA tem cerca de 60 anos. Estou velho.

O BCE os juros e a inflação

No início do ano eu tinha previsto que Trichet seria forçado a reduzir as taxas de juro, acompanhando a Reserva Federal. Enganei-me redondamente, o que - em parte - se deve ao facto de eu acreditar que existiriam fumos de humanismo em Trichet.
Ora, este post no Blasfémias traduz exactamente o pensamento e a filosofia do BCE:
Os bancos centrais não combatem a inflação para garantir o poder de compra das famílias. Combatem a inflação para garantir a estabilidade dos preços em si mesma.
Isto significa que o objectivo dos agentes do Mercado é o próprio Mercado e não o conjunto da população que deveriam servir. Servir? Sim, o Mercado apenas existe para servir o povo (no sentido político do termo), e não para criar mecanismos de auto-justificação.

sábado, 5 de julho de 2008

Então e um faxezito para a UEFA?

O presidente e o vice-presidente do conselho de justiça da federação portuguesa de futebol abandonaram a reunião onde se apreciavam os recursos do Boavista (descida de divisão) e do flatulentista de Hamlin (o homem peida-se e os ratos seguem-no...), procurando dessa forma inviabilizar a confirmação das sanções.
Os restantes membros do conselho não se deixaram amedrontar e confirmaram as condenações.
Aguardam-se agora os recursos judiciais para tribunais da comarca do Porto, povoados por funcionários judiciais e titulares de órgãos de soberania muito viajados...

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Há Liberdade (CIV)

ioga por wilson ribeiro
Ioga? por Wilson Ribeiro

Dias agitados

1. Mais uma Assembleia-geral vergonhosa (como podem ler por exemplo aqui – ler também os comentários) que em nada dignifica o nome e imagem do Nosso Querido Clube.
2. Dias após a vitória no campeonato nacional de futsal, despede-se o treinador. Semelhante aberração já tinha acontecido na outra modalidade em que o Benfica saiu vencedor este ano, o andebol.
3. Não sei quem faz este blogue como tal tenho de relativizar o que por lá se escreve. Não deixa, contudo, de ser impressionante este relato de algumas bolandas que aconteceram no processo de transferência de Carlos Martins para o Benfica.
4. Há que diga que o mais desejado, pelo menos para mim, já está a caminho. O problema é que quem diz isso hoje disse o mesmo há quinze dias.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Foi você que encontrou a nova Lei Orgânica da PJ? (IV)

A história da nova Lei Orgânica da Polícia Judiciária – completamente documentada aqui, mas sobretudo aqui – abandonou há muito o domínio da saga. Apelidar de novela este processo rocambolesco também passou a ser demasiado simpático.
Ontem, conhecemos a cereja em cima do bolo podre e fedorento que é o “processo” da nova Lei Orgânica da Polícia Judiciária. O desrespeito que os diversos órgãos de soberania têm demonstrado por um instrumento jurídico da maior importancia para a segurança do país ficou bem ilustrado com o episódio de ontem no Parlamento. Sem mais comentários, fica excerto da notícia da Renascença:

O que eles fazem só para vir à festa d'O Avante!

--
Ingrid Betancourt. Livre!

terça-feira, 1 de julho de 2008

Miguel Oliveira: Veni, vidi, vinci

Chegar, ver e vencer. Tem sido assim o fado da vida de Miguel Oliveira. Quem?
Devia pois o leitor estar mais atento. Já neste longínquo post tínhamos falado dele. Nessa altura tinha apenas 10 anos. Agora tem 13!
Veni vidi vinci foi o que fez uma vez mais o pequeno Miguel ao ser convidado a participar nalgumas provas do Red Bull Moto GP Rookies Cup, que acompanha o Campeonato Mundial de Velocidade e se afirma como verdadeira antecâmara de futuros campeões. Aos Wild Cards que lhe foram atribuídos para os GPs de Inglaterra e da Holanda (nos dois últimos dois fins de semana) – realizados em Donington e Assen duas catedrais do motociclismo mundial - Miguel não fez nada mais nem nada menos do que esmagar a concorrência, vencendo ambas as provas. Sublinho: Miguel Oliveira não corre aquele campeonato, tendo sido apenas convidado a participar nestas provas.
Naturalmente que quem anda assim não é coxo ou maneta e as grandes marcas, que já conheciam o Miguel das suas precoces vitoria internacionais, focaram ainda mais a sua objectiva no puto da Caparica. E se pensavam que as especulações são apenas para o Desporto-rei (só um aparte: alguém alguma vez ouviu falar em Desporto-presidente?) desenganem-se.

Canta pois a alma do amante da velocidade em duas rodas que sempre sonhou em ter um luso a correr lá fora lutando pela vida. Temos de ter paciência pois ainda não será para o ano que veremos o Miguel a lutar por um título mundial, pois apenas em 2010 (altura em que terá 15 anos) poderá fazer o Campeonato do Mundo de 125cc.
Mas o algodão não engana. Daqui por alguns anos, Miguel Oliveira será o primeiro português Campeão Mundial de Moto GP - formula 1 das motos. Assim queiram os deuses da alea, pois virtude e talento não lhe faltam.
E por este miúdo, ninguém põem a bandeirinha à janela?